A Irigaray rompe barreiras e vai até a região centro-oeste do país para integrar um projeto que será investidos R$ 19,3 bilhões, para a instalação de uma fábrica com capacidade de produção de 2,550 milhões de toneladas de celulose.
A obra já atingiu seus 88% dos trabalhos e a previsão de conclusão é para maio de 2024.
Na planta, estamos trabalhando com guindastes 80, 100, 220 e 400 tons; guindaste RT, munck, carretas e pranchas.
Para nós da Irigaray, é um prazer participar desse projeto grandioso e que nos desafia a cada movimentação e novos formatos que a tecnologia nos direciona, além de estarmos expandindo os nossos serviços.
A primeira unidade do país dedicada à produção de gás natural renovável, conta com a participação dos equipamentos Irigaray na construção da planta. O investimento total da obra será de R$ 400 milhões e vai colocar uma cidade no interior de São Paulo, como um ponto estratégico no país, com expectativa de produção de 26 milhões de m³ por ano.
Estamos há mais de 20 dias na obra, com equipamentos de carretas, guindautos e metrôs, que trabalharão no içamento de estruturas metálicas, tubulações, verticalizações e montagens de vasos e descargas de contêineres.
Foram tantos projetos em 2023 que ainda não conseguimos divulgar todos. No finalzinho do ano estivemos presente na parada de manutenção de mais um cliente em Sapucaia do Sul.
Nesse projeto realizamos o içamento de guarda corpo, painéis elétricos, estruturas metálicas e transporte de diversos materiais. Foram necessários 3 guindautos PK42 e atuação de 8 colaboradores durante os três turnos.
Nos orgulhamos em finalizar mais uma grande parada de manutenção com 100% de comprometimento, segurança dos colaboradores e satisfação do cliente.
Desta vez, realizamos o içamento de tanques, de 32 toneladas em Barra Bonita - SP. Na operação, trabalhamos com dois guindastes, 60 e 75tons.
Em mais uma operação o equipamento guindaste LTM 1220 com auxílio de um STC 75, realizaram a montagem de dutos do precipitador, equipamento utilizado na remoção e tratamento do fluxo de gases poluentes provenientes dos mais diversos tipos de processos industriais, neste caso a indústria é de celulose.
No ano de 2018, o Grupo Irigaray fez grandes investimentos para atender a área de Celulose. Em 2019 foi criada a filial de Lençóis Paulistas/SP para atender a obra da Bracell, com um investimento total estimado em 8 bilhões de reais e com mais de 10 mil colaboradores diretos e indiretos. Esta planta será uma das maiores do mundo em produção de celulose.
No PROJETO STAR da BRACELL em Lençois Paulista/SP, o primeiro investimento será uma das maiores instalações de gaseificação de biomassa existentes para apoiar a operação do forno de cal.
O segundo investimento será um sistema de distribuição de energia de última geração.
A nova fábrica terá uma linha projetada para produzir prioritariamente celulose solúvel, um dos principais ingredientes usados para criar uma ampla gama de produtos, desde têxteis, lenços de bebê e armações de óculos até embalagens de salsichas e produtos farmacêuticos, bem como produtos industriais.
A NOVA PONTE SOBRE O GUAÍBA em Porto Alegre representa um enorme avanço para o transporte rodoviário gaúcho e certamente potencializará as conexões entre a Região Metropolitana e o Sul do Estado, agilizando o transporte e diminuindo os custos para todos os usuários desta rota, em especial os produtores.
A obra iniciada em 2014 foi originalmente orçada em 757 milhões de reais, sendo que após algumas paradas teve no final de 2017 a liberação de 240 milhões para seu término.
Com 254 pilares, 357 mil toneladas de concreto e mais de 25 mil toneladas de aço e ferro a operação exigou muito da “Engenharia de Peso” da Irigaray, sendo utilizados 8 guindastes, 13 carretas e 5 guindastes articulados.
A USINA TERMELÉTRICA PAMPA SUL foi construída no município de Candiota (RS) e terá capacidade para geração de 345 MW.
A obra movimentou investimentos próximos a 2 bilhões de reais e foi necessária a criação de 2.000 postos diretos de trabalho. Em operação envolverá 300 empregos diretos contínuos, além de uma infinidade de oportunidades de emprego indiretos.
A Irigaray teve importante papel na movimentação e seus operadores utilizaram 8 guindastes telescópicos e treliçados, 3 guindastes articulados e 3 carretas.
O COMPLEXO PETROQUÍMICO DO RIO DE JANEIRO (Comperj), no município de Itaboraí/RJ, é um empreendimento da Petrobras na área de combustíveis. A Irigaray participou deste projeto desde a terraplanagem do local.
Contempla a construção de uma refinaria para processar cerca de 165 mil barris de petróleo ao dia. Inicialmente, está prevista a utilização do petróleo pesado do Campo de Marlim, situado ao norte do Rio de Janeiro, gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.
A Petrobras iniciou em 31 de Março de 2008 as obras de terraplanagem do COMPERJ e, após a ampliação da Operação Lava-Jato, que levou à prisão alguns diretores da Petrobras, as obras foram paralisadas em 2015. Em 2017 iniciou-se uma rodada de licitações para empresas estrangeiras retomarem as obras. Em outubro de 2018, a Petrobras anunciou um acordo com a China National Oil and Gas Exploration and Development Company (CNODC), subsidiária da petroleira chinesa CNPC.
O ESTALEIRO RIO GRANDE está localizado às margens do canal de acesso à Lagoa dos Patos, em Rio Grande/RS. Possui o maior Dique Seco da América Latina, com 133 metros de largura por 350 metros de comprimento e 13,8 metros de profundidade. A grandiosidade do projeto impactou positivamente todas as atividades do entorno, fomentando a expansão e movimentando consideravelmente a economia local.
A Irigaray teve uma participação muito importante nesta operação de descarregamento de navios, transportando dentro do estaleiro as peças auxiliando na execução das montagens dos blocos das plataformas Petrobras e do MAIOR PÓRTICO NAVAL DO MUNDO.
Nestes trabalhos foi utilizada boa parte da frota Irigaray, incluindo 35 carretas, 30 empilhadeiras, 30 guindastes articulados e 20 guindastes comuns, além de uma variada frota de apoio.