Nova Ponte do Guaiba

A nova Ponte que interligará Guaíba a Porto Alegre teve no 10 de abril de 2015, sua primeira estaca de sustentação içada pela Irigaray, responsável juntamente com a Construtora Queiroz Galvão pela execução do projeto.

Este içamento contou com desenvolvimento da engenharia da Irigaray para disponibilizar um dispositivo de verticalização dos pilares através de um único equipamento de 250t, o qual é montado sobre esteiras e posicionado sobre a balsa flutuante. Uma atividade delicada e complexa que conta com equipe altamente treinada de engenheiros e técnicos para o sucesso da operação.

Cada estaca pesa 35t e 40 m de comprimento. Elas foram verticalizadas com um único guindaste, utilizando os cabos principal e auxiliar. Após esta operação, o mesmo equipamento realiza o "bate estaca" com peso de 35t para que as fundações da ponte ficassem seguras em um ponto sólido no leito do Guaíba.

Foram necessários meses de estudo, inclusive de condições climáticas para execução do mesmo. Contudo, em breve Porto Alegre irá colher os frutos desta obra com escoamento de seu fluxo de trânsito entre as cidades com maior eficiência.